Perguntas Frequentes

Quando recolhem um animal necessitando de tratamento, onde o tratamento é feito?

Sempre fazemos uma avaliação veterinária, independente do problema. Quando temos o resultado da avaliação é que distribuímos o animal por um dos lares temporários dos voluntários.

Vocês tem convenios com clinicas e com veterinários?

Trabalhamos com algumas clínicas, mas prioritariamente com a Bicharada, que faz as castrações do convênio com a Prefeitura.

Os veterinários cobram do GAPA?

Não existe atendimento gratuito, todos cobram, mas a Bicharada possui uma tabela diferenciada para animais de rua que levamos.

Qual tipo de assistência que o GAPA-MA pode dar aos animais comunitários?

Em caso de acidente, castração ou problema de saúde poderemos ser contatados por um responsável para avaliarmos a possibilidade de auxílio.

E quando o animal está com alguma doença contagiosa como cinomose? As clínicas nem sempre os recebem. Que fazer?

Realmente é uma situação difícil, pois nenhuma clínica hospeda animais com cinomose. Daí, o animal e nós temos que ter sorte de estarmos com algum canil isolado vago.

Como denuncio maus tratos e abandono de animais?

Para denunciar maus tratos e/ou abandono de animais na cidade de Petrópolis, o cidadão pode agir de três maneiras: ir a delegacia mais próxima e fazer o registro de ocorrência, já que maus tratos e abandono de animais são crimes previstos na Lei Estadual nº 4.808/96, na Lei Municipal nº 4.731 e no artigo 32 da Lei Federal 9605 de Crimes ambientais; fazer uma denúncia pelo Disque-Denúncia local(24-253.1177), citando as mesmas leis acima; ou fazer uma denúncia na Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente no telefone (24-22468966), e aguardar a vistoria técnica dos veterinários.

Posso agendar esterilizações por telefone?

Não, o agendamento é feito pessoalmente nas feiras de adoção, e o interessado deve levar identidade, CPF e comprovante de residência, comprovando residir em área carente.

A cirurgia de esterilização oferece riscos ao animal?

Não oferece mais riscos do qualquer outro procedimento cirúrgico.

Onde fazem as castrações? Nos lares provisórios? Ou nas clínicas?

As castrações são todas na Clínica Bicharada, com recursos do convênio da Prefeitura e em outras clínicas, com recursos próprios e preços diferenciados. Nunca nos lares provisórios.

Não quero mais o meu animal. Posso entrega-lo a vocês?

Não, o GAPA-MA não recebe animais de proprietários. A ONG não tem estrutura para tal e lembra que abandono e maus tratos são crimes previstos pelas leis municipais, estaduais e federais.

Se eu achar um animal, posso leva-lo até vocês?

Como já explicamos, o GAPA-MA não possui estrutura para receber animais de terceiros, mesmo os que estão nas ruas. A pessoa que se interessar em ajudar um animal que esteja na rua, deve saber que passará a ser responsável pelo animal, ou seja, deverá ficar com a guarda do animal, e se não desejar continuar com ele, deverá doá-lo para um proprietário responsável. Lembrando que abandono e maus tratos são crimes previstos pelas leis municipais, estaduais e federais.

O GAPA-MA recolhe animal na rua?

Não. O GAPA-MA não faz este trabalho e não possui estrutura para tal.

O GAPA-MA vacina animais?

O GAPA-MA sempre participa das campanhas nacionais de vacinação contra raiva, atuando em parceria com a Vigilância Sanitária do Município e operando um posto naquele dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *