Gatos x Cachorros

Esse é um assunto recorrente em conversas com amigos e com os visitantes de nossas feiras de adoção.

Radicalismos a parte que não deveriam nunca existir, tanto os cachorros como os gatos são excelentes animais de companhia, não havendo na verdade algo que desqualifique uma ou outra espécie, sendo a opção por uma das duas mais uma questão de afinidade do que qualquer outra.

Minha experiência:

Eu pessoalmente lido há muito mais tempo com os cachorros e a eles estou mais habituado, mas há já alguns anos também passei a lidar gatos e aprendi a os respeitar e até a desenvolver afeição por um ou outro dos que passaram em preparo para adoção por nossa casa.

Não temos gato porque temos muitos cachorros e nem todos são amistosos, não fosse por isso certamente já teríamos também um gatinho em nosso sítio, solto como ficam os cachorros. Atualmente como só os preparamos para adoção, ficam confinados no gatil para sua própria proteção.

Uma definição perfeita:

Ao longo do tempo ouvi diversas frases diferenciando os gatos dos cachorros, a maioria centrada no fato do gato ter mais personalidade, ser mais independente, até de ser mais frio, mas nunca tinha ouvido uma que definisse tão bem o jeito de ser dessa espécie, até recentemente, quando ouvi de um de nosso adotantes, de dois gatos, a seguinte pérola:  “O gato e um cachorro analisado.”

Não sei sequer se a frase é de autoria dele mesmo, um bem sucedido advogado, ou se ouviu ou leu em algum lugar, mas, achei de toda forma genial. Realmente se você analisar as atitudes de uma e de outra espécie, a luz dessa colocação, verá que existe muita verdade nela. Enquanto o cachorro raramente questiona as atitudes de seu dono em relação a ele, o gato está sempre analisando e colocando os seus interesses em perspectiva em cada uma de suas ações.

Um exemplo que ilustra bem isso: O gato não deixa que você determine por ele os seus horários de acaricia-lo ou de buscar sua companhia, ele se impõe, não se oferecendo a todo chamado como o cachorro faz.

Cabe somente a nós, sabendo as características de cada espécie, definir com qual preferimos conviver, valendo até mesmo conviver com ambas como tantos fazem com muito prazer.

Ficou interessado em adotar um de nossos animais? Temos vários cães e gatos disponíveis. Clique aqui para ver nossa página de adoção.

Autor: Carlos Fernando C. Motta
Escrito em: outubro/2015