Quem Somos

Somos um grupo de pessoas, voluntárias do GAPA, dedicadas ao resgate de animais abandonados, que são preparados para ser apresentados nas feiras de adoção, que realizamos no primeiro sábado (estacionamento do Hipermercado EXTRA de Itaipava) e no terceiro sábado (varanda do Parque e Exposições ) de todos os meses, sempre de 9:30 às 15:30.

O GAPA ITAIPAVA MA é uma ONG registrada e regularizada em todos os órgãos Federais, Estaduais e Municipais com todas suas obrigações fiscais e legais em dia.

É importante que se mencione e que se faça essa distinção em relação a alguns grupos de proteção animal que, embora com grande dedicação e amor a causa, por agirem de maneira informal, as vezes tem duração curta e muita dificuldade para manter a transparência e o controle em suas atividades.

Sabemos bem disso por que, iniciando nossas atividades em 2002, só fomos nos transformar em uma organização formal em 2005 quando vimos que seria impossível seguir adiante sem completo controle de nosso trabalho.

Nossos 16 anos de atividade ininterrupta completados em 2018, tendo resgatado e doado mais de 3.800 animais, com total rastreabilidade, e realizado mais de 400 eventos e feiras de adoção, teriam sido impossíveis de ser alcançados se tivéssemos mantido o GAPA na informalidade.

É claro que os ingredientes mais importantes, o amor, a dedicação e o olhar de compaixão para os animais abandonados foram as sementes e seguem sendo a base do nosso trabalho.

O início de tudo foi bem singelo, quando um casal de fundadores do grupo, acolheu em uma noite fria de inverno, na porta de um restaurante em que acabavam de jantar, um cãozinho filhote já quase no final de suas forças e resolveu adotá-lo, dando início a formação de um grupo de voluntários voltados para o mesmo objetivo e com os mesmos princípios.

Desde o início foram estabelecidos os princípios que norteiam nossas atividades até hoje:

  • Não temos canil. Os voluntários que tem espaço em suas casas, abrigam e cuidam dos animais dentro de sua capacidade de alojar. Dessa forma evitamos situações extremas, muito comuns entre os protetores, que se vêm as voltas com centenas de animais sem condições de cuidá-los de forma adequada.  

  • doamos animais castrados e vacinados. Nosso principal objetivo é evitar a reprodução descontrolada dos animais de rua.

  • Só doamos para pessoas com documentos e após rigorosa entrevista para comprovar a capacidade e o interesse dos familiares e do responsável para cuidar e prover carinho e proteção ao animal que pretendem adotar.

  • Não aceitamos em nenhuma hipótese receber animais de pessoas que por alguma razão queiram se desfazer de animais, normalmente por motivos fúteis e injustificáveis

  • Não aceitamos que pessoas não ligadas diretamente a nossa ONG participem de feiras oferecendo animais cuja origem e preparo desconhecemos.

  • Todos, rigorosamente todos somos voluntários. O GAPA não tem despesas administrativas, fora taxas bancárias e eventuais taxas de registro de documentos, nem temos despesas com pessoal. Todos os recursos são dirigidos para atendimento direto dos animais sob nossa guarda.

  • Somos laicos e apolíticos, todos os que queiram colaborar com nosso trabalho são bem vindos. 

Dessa forma, obedecendo a esses princípios, ao longo dos anos firmamos nossa reputação como um grupo integro e ativo, mas que respeita seus próprios limites, não aceitando passar por situações extremas que venham a minar nossa disposição e carinho para ajudar os animais.

Mesmo que as vezes seja muito difícil recusar um resgate ou atendimento, somos muitas vezes obrigados a faze-lo em defesa de tantos outros animais que estão sob a nossa guarda e necessitam integralmente dos recursos que temos e de nossa disposição. Atender a todo e qualquer das dezenas de pedidos que semanalmente nos são feitos, para resgatar a todo custo, em qualquer circunstância, e sem medir consequências, seria uma real ameaça a subsistência e perenidade de nosso grupo. Com a interrupção de nosso trabalho, centenas de animais deixariam futuramente de ser salvos.